Depressão

O que falar para uma pessoa com depressão

Hoje em dia, mesmo com tantas inovações tecnológicas, e diversas formas das pessoas se comunicarem.

Ao invés de se aproximarem umas das outras, estão, na verdade se afastando do mundo social físico, ou seja, aos poucos não conversam  e nem interagem presencialmente.

Acabam apenas enviando seus bons dias, tardes e noites, por suas redes sociais e quando percebem, estão sozinhas.

O grande problema é que parte delas tem necessidade de ter sempre alguém por perto as incentivando, elogiando e quando isto não acontece se sentem só.

A partir daí começam a criar em suas mentes afirmações negativas tais como, tudo e todos são melhores que ela e quando se dão conta, já estão depressivas.

Temos que entender que a depressão é um sentimento que acaba literalmente com qualquer ser, e não discrimina classe social, idade, sexo ou qualquer outra condição.

É algo que literalmente derruba o emocional do indivíduo e não acrescenta em nada. Pois, pode desestimular e deixar qualquer um sem forças.

A pessoa que se encontra nesta situação não consegue nem ao menos expressar suas emoções, e acabam se excluindo de tudo e todos.

Então é preciso ser muito amigo ou família para identificar o começo dessa síndrome para ajudar que não chegue a uma situação crítica, onde precisará de cuidados psicológicos.

O grande mal é que, é uma fantasia negativa que é criada na cabeça do indivíduo onde para ele se torna tão real que dificilmente ele ousa contrariar.

Geralmente acontece com pessoas que tem dificuldade em se expressar ou vieram de famílias autoritárias onde os superiores mandam e se julgam são os donos da verdade.

A única forma de sair dessa condição é da mesma forma que foram criadas afirmações negativas em suas mentes, afirmações, tais, como você não consegue, você é fraco.

O que você deverá fazer é, na verdade quase o contrário disso, pois, terá que ao invés de ficar pensando nas coisas ruins que lhe acontecem  ou aconteceram.

Comece a dar peso para as coisas boas que lhes fazem ou fizeram felizes, e apenas se concentre nelas, verá que com o tempo aos pouco irá se libertar.

Porém, se você é amigo de uma pessoa assim, entendo que é realmente difícil ficar por perto e ajudar, pois, quem gosta de pessoas tristes por perto? Ninguém!

Então no caso de amigos ou familiares, tentem ocupar o tempo da pessoa com depressão, conversando, praticando atividades que você sabe que elas gostam.


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: