Professor

O Que é Necessário Para Ser Professor

Primeira que coisa que precisa ter para ser professor são as habilitações acadêmicas, licenciatura em alguma das disciplinas ministradas nas escolas.

Pedagogia para poder lecionar com as turmas de ensino fundamental I, que vai do primeiro ao quarto ano, este curso também da habilitação para os cargos de diretor e coordenador de escola.

Para poder lecionar para nas turma de ensino fundamental II que vai do sexto ano ao nono ano e médio são as turmas finais de primeiro ao terceiro ano. 

A partir do ensino fundamental II são necessários para ser professor, diploma de nível superior na disciplina que deseja ministrar.

Ou seja, para se tornar um professor de matemática, primeiramente terá que se formar em matemática para poder lecionar.

Contudo, devido a defasagem de educadores em muitos estados, podem se tornar professor temporário, aqueles profissionais formados em curso superior relativo a área de ensino que deseja atuar, ou até mesmo os alunos que ainda estão cursando o nível superior na área de licenciatura ou pedagogia.

Por exemplo, um profissional bacharel em economia está habilitado a ministrar aulas de matemática, principalmente por sua formação ter relação aos conhecimentos matemáticos.

No entanto, só poderá tomar posse para o cargo de professor, os profissionais devidamente diplomados em curso superior de licenciatura ou pedagogia.

Prós e Contras da Profissão de Professor

Prós

O prazer em transmitir o conhecimento, a gratidão recebida quando algum ex-aluno tem sucesso profissional  e reconhece que o aprendizado na escola valeu a pena.

Respeito profissional por exercer a função de educador, sempre esta em dia com as principais atualidades, principalmente no mundo dos jovens. Dua férias por anos, por mais que em muitos estados já está sendo revisto ainda está em vigor e é um benefício.

Ficam tanto com os alunos que acabam conhecendo cada um melhor que os próprios pais e familiares, e dessa forma viram conselheiros, pois, todos torcem para que os alunos tenham sucesso ao sair da escola.

Contras

Professor é a profissão de nível superior que menos ganha em termos financeiros, não tem reconhecimento em grande parte da sociedade, não tem suporte adequado, se o aluno não tiver interesse em aprender o professor acaba sendo responsabilizado.

Geralmente tem que lidar com muitos alunos dentro da sala de aula com vários tipos de dificuldades, desde assuntos relacionados a didática escolar até assuntos sociais, tendo que aplicar uma metodologia de ensino específica para que todos os alunos estejam no mesmo nível.


Conclusão

Professor é uma excelente profissão, principalmente para quem tem paixão por exerce-la, além de ter  dom, paciências, responsabilidade e sabe lidar com as diferenças sociais e de criação.


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: