Português


De Acordo Com Conteúdo de Português do Concurso Escrevente TJ-SP

Análise, Compreensão e Interpretação de Diversos Tipos de Textos Verbais, Literários e Não Literários.

Análise nada mais é do que o ato de investigar, observar, procurar, no caso de uma análise textual deverá ler o enunciado das questões e verificar se está de acordo com as informações contidas no texto.

Informações Literais e Possíveis Inferências.

Literal  é algo que está escrito, neste caso geralmente escrito no texto.

Inferência é a conclusão, ou seja, as questões fazem inferências (conclusões) ao texto.

Ponto de vista do autor

Nada mais é do que a imagem que o autor expressa ou até mesmo escreve, geralmente entre o meio e o final do texto, ou seja, é exatamente quando o autor manifesta sua própria opinião sobre o texto.

Obrigado por estar lendo este meu jeito de estudar, Para conhecer muito mais sobre o blog clique aqui

Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão

É exatamente este tópico que definirá o nível de dificuldade do concurso, pois, se encontra a exigência de praticamente tudo que foi ensinado na escola.

Estruturação do texto

Primeira mente diz respeito ao estilo do texto, se ele é dissertativo, argumentativo, narrativo, explicativo entre outros.

Relações entre ideias

São as ideias que o autor tem e tenta expressar com texto. 

Recursos de coesão

Coesão é a concordância e a coerência do texto de acordo com suas etapas, ou seja, são as palavras-chave que compõe a estrutura de um texto, se está no início, meio fim, e palavras de ligação, contudo, porém, entre outros.

Como se preparar para um concurso veja aqui.

Significação Contextual de Palavras e Expressões

Nesta parte será necessário entender do que o texto fala e quais os significados das palavras, ou seja, serão colocadas palavras que não são comuns e para que se entenda o sentido de determinados textos será necessário ter um vocabulário amplo, além de compreender o que as figuras que são comuns nas questões da vunesp estão querendo expressar.

Sinônimos e Antônimos

Na teoria esta são uma das partes fáceis, por exemplo, sinônimos são as palavras que tem sentido semelhantes, tais como transformação e metamorfose.

No caso do antônimo, exemplo, bem-dizer, mal dizer, é muito simples esta parte, no entanto, é bom dar uma olhada nas questões anteriores para verificar os níveis de palavras que serão exigidas.

Sentido próprio e figurado das palavras.

Exemplificando de forma simples e prática! Sentido Próprio - José tem uma cobra. Sentido figurado - José é uma cobra, pois, não tem como José ser uma cobra.

Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção.

Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem, é basicamente o emprego de crase, onde é ótimo fazer uma revisão para lembrar suas aplicações, exemplo. Eu vou á igreja, no lugar de "á" poderia ser substituído tranquilamente sem alterar o sentido da frase, a utilização da preposição "para", da seguinte forma. Eu vou para igreja.

Substantivo é a palavra que utilizamos para nomear tudo, tanto as coisas quanto as pessoas, exemplo. A mesa branca, o substantivo é a mesa.

Adjetivo é a palavra que dá qualidade ao substantivo, ou seja! A mesa branca, branca é o adjetivo, pois, deu qualidade de cor ao substantivo mesa.

Tanto os substantivos quanto os adjetivos poderão flexionar em gênero número e grau, ou seja, gênero masculino ou feminino, numero e relação quanto ao plural e o singular, ou seja, Eu comprei um jogo e Maria comprou um jogo também, pluralizando de forma grosseira para facilitar o entendimento, Nós compramos alguns jogos, ou seja, um, no singular passou alguns de forma coletiva.

Pronome é a palavra que se utiliza no lugar do nome! Exemplo, Maria pegou a bola, aplicando o pronome a frase fica assim, Ela pegou a bola.

Verbo são palavras que se flexionam em pessoas, número, modo, tempo e voz ou entonação, exemplificando Eu andei, verbo andei, eu joguei, verbo joguei, ficamos parados, verbo - parados, entre outros.

Advérbio são palavras que modificam o adjetivo, o verbo e até mesmo outro advérbio, exemplificando, Estava andando rápido para não perder o horário, o Advérbio é a palavra rápida que flexionou o termo Andando.

Preposições são os famosos, o, a, os ,as, de + o = do, entre outros, é extremamente importante dar uma recordada com livros e até mesmo na internet, pois, existem um número vasto de preposições. 

Conjunções, são palavras de ligação, por exemplo, José pegou o chapel e jogou. "e" é a conjunção.

Regência Nominal, Exemplo favorável a, livre de, pronto para,etc. A lista é extensa.

Regência Verbal, Exemplos, Assistir a, morar em, treinar para,etc.

Colocação pronominal, é exatamente a ordem das palavras, é onde entra as regras de próclise, mesóclise, ênclise entre outros. É de suma importância recordar o significado de cada um, pois, é certeza que este conteúdo será exigido pela banca examinadora por seu grau de complexidade.

Próclise é quando recorda o passado, exemplo, Hoje eles se negam a falar. O se remete a algo acontecido no passado.

Mesóclise é quando o verbo estiver no futurou ou no futuro do indicativo, exemplo, amanhã vê-la-ei, amanhã a encontrarei, amanhã o individuo apresentar-se-á, etc.

Crase Eu vou á praia, no lugar de "á" pode ser substituído sem modificar o sentido da frase, a preposição "para", da seguinte forma. Eu vou para praia.

Pontuação, é basicamente tudo, pois, elas dão sentido ao texto, por exemplo, onde e quando são colocados as vírgulas, as acentuações, entre outros. Ela é uma das regras que mais se modificaram com a nova ortografia. 


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: