Como gostar de estudar

Como gostar de estudar

Aparentemente estudar parece ser uma tarefa bem desanimadora e difícil, no entanto, estudar é algo extremamente necessário e quanto mais estudarmos maiores serão as oportunidades de sucesso na vida profissional e acadêmica.

No meu caso aprendi a estudar de uma forma radical, que na época me trouxe muitos resultados positivos, lembro-me que era jovem e pertencia a uma família bastante rígida no que diz respeito a educação e escola.

Era comum, quando eu acabava de chegar da escola meu pai e meu avô estarem sempre a minha espera, e a primeira coisa que eles faziam, era pedir os meus cadernos para verificar os conteúdos que o professor havia passado naquele dia.

Com cadernos em mãos eles me mandavam ir almoçar e assim que eu acabava o almoço, os dois me chamavam para a sala, e lá eles me passavam uma lista de exercícios de acordo com o conteúdo dado pelo professor, para verificar o que eu havia aprendido naquele dia.

Lembro que a pressão era grande, pois, é comum, ficarmos com defasagens em algum conteúdo apresentado em sala de aula, e quando aparecia alguma dúvida eles me perguntavam o que eu estava fazendo na escola, que não havia aprendido aquele exercício.

Ou seja, naquele tempo os pais faziam a sua parte de acompanhar o desenvolvimento escolar dos seus responsáveis e não culpavam os professores pelos erros dos seus filhos, eles, na verdade faziam a mesma pergunta que meu pai e avô me faziam, pois, sabiam que professores são profissionais cuja função é ensinar o conteúdo acadêmico.

Ao passar dos tempo a maturidade chegou e passei a não precisar mais do monitoramento diários dos meus familiares, eles apenas restringiam seu monitoramento em verificar o boletim ao final de cada bimestre.

Observei que quando eu estudava em casa após as aulas, era muito mais proveitoso, e o conteúdo fixa de forma mais leve e tranquila e com o tempo estudar passou a ser uma rotina e quando dei por mim! Estava estudando com muito gosto e afinco, e a partir daí decidi escrever como comecei a gostar de estudar. 

Como Fazer o Estudo Virar Hábito


A forma mais simples é logo após chegar da escola ou do trabalho pegar uma simples questão e tentar resolver-la, de preferência sempre no mesmo horário. Por exemplo! Comece por matemática no primeiro dia tente resolver apenas uma única questão, nos próximos dias continue resolvendo apenas uma questão, mesmo que dê vontade de resolver várias.

Após umas duas semanas comece a resolver no máximo oito questões por dia, pois, desta forma irá estimular você a sempre querer continuar estudando, no primeiro mês verá que o ato de estudar diariamente está se tornando um hábito, e hábito é algo que da, uma sensação de bem-estar ao praticar. 

Esta forma funciona em todas as matérias até mesmo para se habituar a leitura, pois, o principal problema que as pessoas têm, é a preguiça em ler, ou seja, se pegar um simples livro de poesia e ler apenas uma poesia por dia, ao londo do tempo sentirá vontade de ler e começará até a conversar com os amigos e grupos sobre o que leu.


Previous Post
Next Post

0 comentários: