Regra de três

Como fazer regra de três

Regra de Três  Diretamente e Inversamente Proporcional

Como acabar com todas as dúvidas de como resolver exercícios de regra de três diretamente proporcional e inversamente proporcional com dois exercícios.

Regra de Três Diretamente Proporcional

Exercícios de Regra de Três.

1) Para cada 90 ml de suco são necessários 3 colheres de açúcar. Então para fazer um 120 ml de sucos quantas colheres de açúcar serão necessários?

Vamos lá

Primeiro Passo separe por unidades, ml em baixo de ml e colheres em baixo de colheres.


90 ml  >>>  3 Colheres de Açúcar

120 ml  >> X  ( foi colocado a letra X, pois, até o momento não sabemos o número de colheres de açúcar que serão necessários para os 120 ml.


Segundo Passo faça a multiplicação em cruz


90 . X = 90x

120ml . 3 = 360 ml

Agora é  só dividirmos 360/ 90 = 4 colheres fazem 120 ml de suco.


Regra de Três Inversamente Proporcional

Exercícios de Regra de Três.

2) Um automóvel á 50 km/h leva 2 horas para ir da cidade A até a cidade B. Se aumentarmos a velocidade do automóvel para 100 km/h quanto tempo será necessário para ir da cidade A até a cidade B?

50 km/h  (>>>>>>>) 2 horas de percurso entre as cidades

100 km/h  (>>>>>>>)X ( colocamos a letra X, pois, até o momento não sabemos o tempo que será gasto no trajeto da cidade A até a cidade B).


Agora é só multiplicarmos o de cima pelo de cima e dividir pelo de baixo.

50.2 = 100

100. X = 100X

100/100 = 1, ou seja uma hora


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: