Razão e proporção

A Razão e a proporção são utilizadas para comparar as grandezas, é comum vermos em questões de concursos representadas com imagens de quadro onde um é maior que o outro.

Agora iremos perceber aprender a resolver exercício de razão e proporção.


Exemplo : 



Observe que foi feito uma simplificação de fração 24/18 simplificados por 2, que resultou em 12/9 em seguida simplificamos 12/9 por 3, que resultou em 4/3.

Leia também Como aprender tabuada.


Agora para comprovar que nossa proporção está correta é só fazemos uma simples multiplicação em x.

24 x 3 = 72, e 18 x 4 = 72.


A) 36   =  18    =   6   
     12        6           1


Exercícios De Razão e Proporção

a) André tem 60 anos e sua irmã Aline tem 45 anos. Qual a razão entre as idades dos irmãos?

B) José tem 15 anos a mais que Andreia, considerando que Andreia tem 30 anos qual a razão entre as idades de José e Andreia?


c) Em um concurso público com 120 questões a razão de acerto de um certo candidato foi de 3/4. Quantas questões o candidato acertou?


D) Considerando um pacote de açúcar com peso líquido de 500 g e 300 g de peso bruto. Qual a razão entre os pesos?   


 Note que apenas foi colocado uma pegadinha no exercício (b), onde, primeiro tem que descobria a idade de José para efetuar responder qual será a razão entre as idades.

Veja tudo sobre Matemática básica.

SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: