Potenciação

A melhor forma de se calcular uma potência é começar pelos números menores para ajudar na compreensão. Veja o exemplo a seguir que mostra passo a passo como resolver exercícios com potenciação.

Leia como resolver a divisão de Frações.

Neste primeiro exercício iremos aprender como calcular 2³.


Podemos perceber que a potência, indica que a base 2 deverá ser multiplicada por ela mesma 3 vezes, ou seja 2³ = 2 x 2 x 2 = 8.


Agora perceba que neste exemplo a seguir,  teremos que calcular 4³, ou seja, vamos multiplicar o 4 por ele mesmo 3 vezes.



Aprendemos com o exercício acima, que a potencia é o número que está em cima do numerador, e que é ela que diz, quantas vezes o numerador terá que multiplicar por ele mesmo.

Veja como calcular o MMC.

Exercícios de Potenciação - Resolvidos

A) 3³ = 3 x 3 x 3 = 27

B) 4² = 4 x 4 = 16

C) 4³ =  4 x 4 x 4 = 64 

D) 5³ = 5 x 5 x 5 = 125

Observe que as potenciações podem ir de  0 á infinito, tanto positivo quanto negativo, é constantemente utilizado em problemas matemáticos.

Como calcular potencias em uma fração.

A forma de se calcular é a mesma dos exercícios anteriores.



Perceba que foi realizado o mesmo procedimento de resolução das potências sem fração, pois, o número que foi elevado a potência 3, foi apenas o 2 que está entre parenteses, entretanto, o 4 que também está dentro dos parenteses não é elevado 3, pois, somente o número 2 está elevado a terceira potência (3). 


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: