Ensinar matemática



A principal questão que um professor busca ao término de sua graduação é saber como ensinar matemática, por isto, iremos verificar as principais dicas para lecionar bem.

É importante saber que, para quem gosta de números é fácil aprender, entretanto, na hora de lecionar principalmente para jovens que ainda não tem noção da importância da matemática acaba sendo uma tarefa árdua.

Entretanto, existem diversas formas de lidar com esta situação, onde, a primeira delas é nunca exigir muito dos seus aluno, principalmente que eles irão conseguir acompanhar o conteúdo que você está transmitindo através da lousa ou de outras ferramentas.

Os jovens atualmente se dispersam com grande facilidade, fazendo com que o professor busque novos meios para atrair a sua atenção. Ocorre que nesta busca de alternativas para atrair a atenção dos alunos, causa um certo desgaste quando o resultado não acontece.

Sendo assim, em alguns anos lecionando consegui observar que os alunos, na verdade se dispersam com facilidade e criam uma certa resistência a aprender o conteúdo, principalmente por não terem o conhecimento fundamental da matemática.

Este conhecimento é relativo as 4 operações básicas, soma, subtração, divisão, multiplicação. Que "por sua vez" são de suma necessidade dentro da matemática, pois, sem o domínio dessas operações não existe como entender as outras atividades.

O melhor método que o professor pode fazer para diminuir a resistência dentro da sala de aula é procurar de alguma forma entender o lado do aluno. O porque ele está agindo daquela forma, ou seja, o professor quando estiver com algum aluno em específico que esteja atrapalhando sua aula.

Faça da seguinte forma, primeiramente tente chamar a atenção dele de forma branda, pois, ele pode se exaltar e por estar naquele momento no centro das atenções, até querer promover uma discussão com o professor. 

Depois faça uma aula com atividades dinâmicas, em laboratórios, quadra, sala de informática entre outros, afinal a matemática é vasta e se encaixa perfeitamente em qualquer ambiente. Com esta atitude além de facilitar a relação profissional do professor e o aluno, acaba sendo muito mais fácil lecionar.

Veja alguns exemplos simples de atividades que podem ser realizadas em locais fora da sala de aula, na quadra dá para lecionar, geometria, probabilidade, ângulos.

Nos laboratórios, proporções, regra de três, unidades de medidas, entre outros.

Na sala de informáticas, pode ser ensinado as 4 operações através de planilhas.

Até mesmo filmes e excursões, onde se encaixam perfeitamente, unidade de medida de tempo, P.a, P.g, Regra de três, probabilidade entre outros. 

SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: