Prova real

A prova real é a forma de comprovar que a conta está correta, este método de correção é rápido e fácil como iremos aprender com os exemplos abaixo.

Para tirar a prova real de uma soma devemos subtrair e para tirar a prova real da subtração temos que somar, o mesmo ocorre para tirar a prova real da divisão tem que multiplicar e para comprovar que a multiplicação está correta temos que dividir. veja, os exemplos abaixo.

Aprenda também matemática básica.

Como tirar a prova real da divisão.


Para tirar a prova real de uma divisão é necessária uma multiplicação.

Veja no exemplo abaixo que para tirar a prova real da divisão, 1.800/ 36, apenas pegamos o valor encontrado na divisão 50 e multiplicamos por 36, note que o resultado foi o 1.800, igual o valor inicial da divisão. Isto significa que nossa conta está correta.



Como tirar a prova real da multiplicação.


Para tirar a prova real de uma divisão é necessária uma multiplicação.

Perceba que para confirmar que o resultado da multiplicação 4 x 2 = 8 , está correto temos que efetuar uma das divisões como o exemplo abaixo, ou seja, 8 / 2 ou 8 / 4.




Como tirar a prova real da Soma.


Para tirar a prova real da soma precisamos efetuar uma subtração.

Veja no exemplo que para comprovar que a soma de 6 + 4 = 10, foram feitas duas subtrações onde subtraímos o 10 por 6 = 4 e depois fizemos 10 - 4 = 6. Ou seja, poderia ter realizado apenas uma subtração para comprovar que a soma está correta. 





Como tirar a prova real da Subtração.


Para tira a prova real da subtração precisamos efetuar uma soma.

Veja no exemplo que para comprovar que a subtração está correta efetuamos a operação contrária ou, seja, a soma. 50 - 22 = 28 e tirando a prova real, 22 + 28 = 50, isto confirma que a conta está correta.




SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: