Simplificação de frações

Para efetuar a simplificação de frações temos que efetuar a divisão do numerador e denominador pelo mesmo dividendo.


Simplificando um fração com números baixos, ou seja, 2, 3, 4, e assim por diante, vejas os exercícios abaixo como foram resolvidos de forma simples.

Observe que neste caso a divisão de 36/32 não dá um número inteiro no, entanto, podemos simplificar.


Dica! É comum em concursos públicos na hora de resolver alguma questão, ter que efetuar a redução da fração, pois, as alternativas estarão em forma reduzida ou até mesmo em números racionais.

exemplo

Acompanhe que no exemplo acima efetuamos a divisão pelo algarismo 2, onde, 36/2 = 18, 32/2 = 16, perceba que ainda foi possível mais uma redução por 2, onde 18/2 = 9 e 16/2 = 8, veja, que agora não é possível mais nenhuma redução.


Observe que utilizamos uma fração como valor baixo para facilitar o entendimento, a fração que será reduzida é 10/5.

Perceba que o número que foi utilizado para reduzir a fração, foi a divisão por 5, pois, os tanto o numerador quanto o denominador poderá ser divididos tranquilamente por 5.


Dica! Sempre que for reduzir uma fração tanto, numerador (número que fica em cima), quanto o Denominador (Número que fica em baixo), deverão ser simplificados pelo mesmo número. 


Veja neste exemplo que utilizei a divisão por 6, para simplificar a fração 48/12, onde, a divisão de 48/6 = 8 e a divisão de 12/6 = 2  e finalizamos dividindo 8/2= 4.


Perceba este exemplo acima também poderíamos ter simplificado dividindo 48/12 = 4. No, entanto eu coloquei um valor maior para que você teste sempre todas as possibilidades, no, entanto, sempre que for simplificar algum número que não de para dividir igual 36/32 faça a redução.


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: