Logaritmo


Para aprender logaritmo passo a passo vamos começar calculando com números menores e simples para facilitar a compreensão. Iremos começar pela função logarítmica.

Perceba que na matemática um conteúdo completa o outro, no caso da função logarítmica ela tem como base o conteúdo de potência, no qual iremos observar adiante.


Aprenda Como calcular potências.


Função Logarítmica


Observe que para calcular a função logarítmica é só efetuar uma potência. Exemplo da figura A=  (9)² = 81, ou seja, para calcular  Basta saber que número elevado a segunda potência que o resultado seja 81. 


A potência que multiplica por ela mesma duas vezes e cujo resultado de 81. No caso 9² = 81. 

Veja que o logaritmo é uma função muito simples de entender, no entanto, é necessária uma base de como calcular potência para conseguir entender e resolver as funções logarítmicas.


Para calcular é só verificar qual número que elevado a terceira potência que o resultado seja igual a 27. ou seja (3)³ = 27, logo o logaritmo é igual a 3.


Veja na letra C, 2 elevado a 4ª potência é igual a 16. Ou seja, 2 x 2 x 2 x x 2 = 16, observe que como o 2 é elevado a 4ª potência, Isto significa que o 2 tem que ser multiplicado por ele mesmo. 4 vezes (
2 x 2 x 2 x x 2) = 16.


Na letra D, foi realizado o mesmo procedimento (5)^4= 625, ou seja (5 x 5 x 5 x 5) = 625.

SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: