Expoente negativo


Dentro da potenciação a parte que precisa ter atenção redobrada é a potência com o expoente negativo, que embora, seja simples de resolver é necessário ter o domínio em cálculo de frações como iremos aprender com os exemplos abaixo.
Observe que sempre abordo a resolução de forma clara, ou seja, de acordo com a linguagem que traz resultados em sala de aula.
Definição

Estando "a" um número real que não seja nulo e "- n" um número inteiro, definimos.




Exemplos;  a)  (4-¹) =   1   , Veja, que apenas passamos o 4 para baixo e colocamos o 1 a cima do a -3
                                   4

b) a)  10-³ =   1     =   1   , Observe que a potência inicial era 10 elevado a -3
                     10³     1000

Em seguida para alterar o -3, apenas colocamos o 1 em cima e descemos o 10³ de forma positiva, e em seguida resolvemos a fração. 1 continuou 1, pois, não está sendo elevado a nada, e em baixo o 10³, que resolvemos da seguinte forma. 10³ = 10 x 10 x 10 = 1000.

c) (-3)-³ =    =  -   1   
                (-3)³         9

Veja Como aprender a dividir

Observe como é fácil resolver o exemplo c, a potência era (-3)-³, apenas para tirar o sinal negativo da potência coloquei em fração onde 1 em cima e o (³) ficou positivo, depois é só resolver a fração.

Regra da potenciação


Todo Número elevado a Zero (0) o resultado sempre será 1.

Exercício.

a) 2 º = 1

B) 10 º = 1

c) -20 º = 1

c) 129 º = 1

Veja os principais conteúdos da Matemática Básica.
  



SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: