Fórmula de Bhaskara

A fórmula de Bhaskara matemática é utilizada geralmente para completar as equações de segundo grau incompletas. Ela é uma fórmula fácil de utilizar, entretanto, exige o domínio de outras áreas dentro da matemática como potenciação, calculo de raiz quadrada, regra de sinais entre outros.

Vamos aprender passo a passo como utilizar a fórmula de Bhaskara com exemplo simples e fácil de entender.



Como resolver uma equação utilizando a fórmula de Bhaskara.


Exemplo. Dada a seguinte equação quadrática x² = - x - 6. Qual o valor de x, e de x,,?

A primeira coisa que devemos fazer é colocar os números em ordem, ou seja, A = 1, B = -1, C  = -6. Observe que apenas pegamos os números da equação. X² pegamos o 1, do - X pegamos o (-1), e depois pegamos o - 6 como valor de C.

Dica X² se lê um x², por isto que no lugar de X² colocamos 1. O mesmo acontece com o X sozinho, ele, na verdade é lido como um X, ou seja, 1X.

A = 1
B = -1
C = -6



Na primeira parte apenas substituímos os valores da fórmula pelos valores encontrados em A, B e C da equação. Veja que nesta segunda parte entra a regra de sinais.


Dica! Quando estiver resolvendo uma equação com a fórmula de Bhaskara, sempre resolva a equação de acordo com a seguinte ordem primeiro os números que estão dentro dos parenteses em seguida os números que estão dentro raiz.

Na terceira parte foi calculado a raiz de 25 que é 5, e na quarta parte foram feitas duas funções uma utilizando o sinal positivo (x'= 3) e a outra utilizando o sinal negativo (x"= - 2).


SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: