Probabilidade


A probabilidade é um campo dentro da matemática que estuda as chances de algo acontecer ou não acontecer.

Este estudo é tão importante que é utilizado com frequência nas previsões do tempo, onde os responsáveis pela medição têm computadores que chegam a calcular a probabilidade de uma tempestade acontecer analisando o clima com dados registrados de mais de 20 anos.


Probabilidade 

Por exemplo. Ao pegar um dado e jogar ele a esmo apenas uma vez para o alto quais são as chances de cair um número par.


Considerando que um dado possui seis lados marcados da seguinte forma, 1, 2, 3, 4, 5, 6. Sabendo que os números pares são 2, 4, 6. Devemos utiliza a seguinte fórmula para calcular a probabilidade.




P = Probabilidade


na = Número de possibilidades propícia á acontecer.


n = Número de possibilidades possíveis de acontecer.




Agora temos que pegar todos os números, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e selecionar os ímpares, 2, 4, 6.

Temos então o total de números de possibilidade de acontecer são (6) e os números de possibilidades são (3). Três porquê de 1 á 6, temos apenas 3 números ímpares que são (2, 4, 6).




Aplicando na fórmula temos.


P = Probabilidade


na = 6


n = 3





SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: