Soma de frações com denominadores diferentes


Podemos efetuar a soma e subtração de frações com denominadores diferentes de duas formas, através da multiplicação entre as bases em seguida multiplicação em cruz, e também, através do mínimo múltiplo comum (MMC).

Soma de Fração com denominador diferente.

Primeira Método

Somando as frações multiplicando as bases (Denominadores).

Observe a imagem. 

doze dividido por quatro, mais seis dividido por dois
Multiplicamos os denominadores, 4*2 = 8, em seguida efetuamos a multiplicação cruzada, 4*6=24, 12*2=24, e somamos 24+24=48, por fim dividimos 48/8=6. 


Para compreender a forma que foi resolvido o exemplo acima observe a imagem baixo.



Segundo Método

Calculando com o mínimo múltiplo comum MMC


doze dividido por quatro, mais seis dividido por doisCalculamos o mínimo múltiplo comum MMC, dos denominadores quatro e dois, (4,2). e em seguida efetuamos a divisão pelos denominadores e multiplicamos pelos numeradores.



Calculamos o mínimo múltiplo comum (MMC), dos denominadores quatro e dois, (4,2 = 4). 



E seguida efetuamos a divisão pelos denominadores e multiplicamos pelos numeradores, (4÷4*12=12), (4÷4*12=12), (12+12=24÷4=6) 








SHARE THIS

Author:

Olímpio Rodrigues - Professor, Formado em Matemática e Administração. Tenho este blogue como hobby e ele representa apenas minha opinião! Foco principalmente nas dificuldades encontradas em salas tendo como base minha experiência dentro da sala de aula e por isto, alguns conteúdos estão representados de forma sucinta para sanar uma determinada parte que vejo que os alunos não compreenderam.

0 comentários: